Nesta seção aproveite para saber um pouco mais sobre as especialidades que tratamos. Conheça os tratamentos, indicações e benefícios da Osteopatia, Pilates e RPG. Caso deseje saber mais, entre em contato com a CLÍNICA REGINA ALVES.

Temas:

Osteopatia

Tire aqui as suas dúvidas iniciais sobre a importância do Pilates. Saiba para que serve e os seus benefícios para o corpo humano.

As dez dúvidas mais comuns sobre a Osteopatia

A Osteopatia, criada no Século 19, é uma profissão da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada. O profissional que pratica a Osteopatia – o osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes; para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais diagnósticas e terapêuticas osteopáticas. Para ajudar na sua melhor compreensão, a CLÍNICA REGINA ALVES elaborou dez perguntas sobre as dúvidas mais comuns deste tema e suas respectivas respostas. Se quiser saber mais, marque uma visita conosco.

Osteopata é um profissional da área de saúde (Fisioterapeuta no Brasil), que cursou e completou uma formação longa nos moldes internacionais. A sigla DO significa “Diplomado em Osteopatia”, sendo utilizada no Brasil e demais países para designar o Osteopata que aprofundou seus estudos, defendeu uma tese e foi aprovado por uma banca internacional. Um osteopata DO é sempre muito respeitado no meio da Osteopatia por não ser um título fácil de conseguir.

Não. Pessoas de todas as idades, do recém-nascido até o idoso, podem se beneficiar de um tratamento manual não invasivo, que diminui sobremaneira os efeitos colaterais indesejáveis, ou seja, a necessidade de usar medicamentos ou se submeter a um procedimento cirúrgico. Para cada faixa etária são respeitados os princípios do tratamento e os parâmetros de segurança, com isso cada paciente recebe um tratamento diferenciado, sempre respeitando sua constituição física e história de vida.

A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura. Aqui estão os problemas mais comuns que são tratados: hérnia de disco e dor ciática; dores na coluna lombar, cervical (pescoço) e torácica; tendinites e bursites; dores de cabeça; dores e tensão muscular; problemas na articulação da mandíbula (ATM); DORT / LER; problemas e dores nas articulações: ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelos; refluxo gastroesofágico (adultos e bebês); alterações funcionais digestivas e respiratórias; cólicas menstruais e constipação, etc.

Existem várias profissões que trabalham conjuntamente com a Osteopatia, dentre as quais citamos apenas algumas, como a Medicina – nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Fisiatria e Neurologia – além da Fisioterapia, Acupuntura, RPG, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, entre outras.

Deve-se procurar realizar esse tipo de tratamento com profissionais muito bem qualificados, fato que permite que o mesmo seja realizado com segurança e com riscos extremamente reduzidos. Ao procurar um osteopata, tenha certeza que este possui formação completa na área, com nível compatível ao exigido internacionalmente. A Osteopatia é uma forma de tratamento que se preocupa, inicialmente, em descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Isto significa dizer que a Osteopatia é uma abordagem causal e não sintomática.

É feita uma anamnese com todos os dados do paciente, história da doença atual, história patológica pregressa, hábitos de vida e exames complementares. Em seguida é realizada uma avaliação clínica osteopática (terapia manual) para identificar as possíveis disfunções somáticas de mobilidade e, logo após, o paciente é tratado através de técnicas osteopáticas manipulativas (manobras específicas) e reavaliado para que se possa garantir que as disfunções foram normalizadas.

Não. Apenas, por exemplo, no caso de pacientes com osteoporose severa, não se usam manobras estruturais diretas, mas pode-se ajudar com manobras mais suaves.

Sim, a Osteopatia é muito indicada para gestantes, pois, em decorrência das mudanças corporais que ocorrem no corpo da grávida, é muito comum aparecerem dores e incômodos. O tratamento não faz nenhum mal ao bebê e ainda é capaz de auxiliar e amenizar o desconforto das mamães.

Entre a avaliação e o tratamento osteopático, cada sessão dura cerca de uma hora.

Sim. A Osteopatia é ciência de grande prática internacional, inclusive reconhecida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Existem muitas escolas e associações espalhadas por todo o mundo que dão respaldo e lutam para a correta divulgação, produção de estudos e boa formação dos profissionais.

Entre em contato agora mesmo com a CLÍNICA REGINA ALVES e agende uma avaliação.

 

 

Pilates

Tire aqui as suas dúvidas iniciais sobre a importância do tratamento de Pilates. Conheça os seus benefícios para o corpo humano.

Pilates é um método de condicionamento físico orientado por Fisioterapeuta ou professor de Educação Física, com mais de 600 exercícios diferentes que são trabalhados no solo ou com equipamentos especializados, com o intuito de conectar o corpo todo e a mente.

Pilates é um método de condicionamento físico orientado por Fisioterapeuta ou professor de Educação Física, com mais de 600 exercícios diferentes que são trabalhados no solo ou com equipamentos especializados, com o intuito de conectar o corpo todo e a mente. Os exercícios podem ser praticados nas mais variadas intensidades, do nível básico ao superavançado, ou seja, é acessível a qualquer pessoa, porque respeita as capacidades e necessidades individuais acima de tudo. Vários músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo, com uma particular concentração e estabilização do centro do corpo, também denominado CORE (abdômen, costas e cintura pélvica). O foco do Pilates está na qualidade do movimento, o que faz com que seus praticantes se sintam revigorados após os treinos. Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas sim com consciência, precisão e rigor técnico.

Com aulas regulares o Pilates traz os seguintes benefícios para o ser humano: melhora a força, flexibilidade e equilíbrio; torna os músculos profundos do abdômen mais fortes, de forma a ajudar o centro do corpo; restaura o alinhamento corporal e a postura, melhora a consciência corporal; cria padrões de movimento mais eficientes, tornando o corpo menos propenso a lesões; reduz o estresse, alivia a tensão e aumenta a energia; torna a coluna vertebral mais forte e flexível; ajuda na recuperação de lesões; melhora a coordenação dos movimentos; aumenta a amplitude do movimento das articulações; melhora a qualidade do sono; complementa treinos esportivos e desenvolve a capacidade física para atividades da vida diária.

O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contraindicações. É indicado para pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.

O ideal seriam três vezes por semana; no entanto, pelo menos duas vezes por semana é uma boa frequência. Se você escolher fazer uma vez por semana, não é o ideal, mas também é melhor do que nenhuma. Contudo, os resultados serão mais lentos. Mas, ainda assim, a aquisição que se tem de consciência corporal, flexibilidade e melhora postural é indiscutível. Recomenda-se a prática conjugada de uma atividade cardiorrespiratória.

 

RPG

Tire aqui as suas dúvidas iniciais sobre a importância do tratamento de Reeducação Postural Glogal (RPG). Saiba para que serve, o que trata e os seus benefícios.  

É uma especialidade da Fisioterapia cujo objetivo é promover o equilíbrio das cadeias musculares responsáveis pela postura. O método consiste de posturas específicas que reorganizam os segmentos do corpo, contribuindo para a melhora das queixas de dor e alinhamento corporal. O único método reconhecido internacionalmente pela Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global é o RPG Souchard.

Os benefícios podem ser percebidos desde as primeiras sessões, quando a pessoa já se torna mais consciente da sua postura corporal e assim se esforça no seu dia a dia em manter a boa postura. Outros benefícios são: combater a dor nas costas e realinhar a coluna; corrigir o posicionamento dos joelhos; melhorar a respiração e a movimentação do gradil costal; melhorar a posição da cabeça, que, em muitos casos, está mais para frente; melhorar o posicionamento dos ombros, entre outros.

Na RPG as posturas são indicadas levando em consideração a necessidade de cada pessoa. Por isso a prescrição é individual, visto que cada pessoa tem características únicas. Cada sessão dura em torno de uma hora e são individuais.

 

Clínica Regina Alves

Osteopatia | RPG | Pilates

Endereço: Av. Nilo Peçanha, 50 – grupo 608 (Ed. de Paoli)
Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20020-906

Telefone: (21) 2240-7050

WhatsApp: (21) 98914-7050

E-mail: contato@clinicareginaalves.com.br

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.